imagem de uma mão segurando uma caneta sobre uma folha de papel, na qual está escrita redação

As cinco competências para uma boa redação

A redação do Enem é avaliada em cinco competências, cada uma com o valor de 200 pontos. Conforme não sejam alcançadas, a média vai diminuindo. Para cada competência, há seis níveis de pontuação, o primeiro vale 200 e vai decrescendo em 40 pontos a cada redução de nível. Mas, afinal, quais são essas competências avaliadas com tanto rigor? Acompanhe:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa 

O domínio da norma padrão da língua portuguesa leva em conta os princípios que as regras gramaticais da língua seguem ao longo dos tempos. Essas normas são fundamentais para que o português seja entendido em todo território nacional. Dentre os aspectos avaliados temos a ortografia, sintaxe, regência, concordância, entre outros. Neste tópico, é importante estar atento às atualizações do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

2) Compreensão da proposta de redação 

É aqui que o avaliador constata se o candidato compreendeu perfeitamente a proposta de redação, verificando se não houve fuga ao tema ou abordagem incompleta. Antes de começar a separar e organizar as ideias, é necessário ler com atenção toda a proposta, desde os textos motivadores ao recorte temático escolhido pela banca.

3) Seleção e organização das informações

A competência acompanha o desenvolvimento da redação, permitindo que o avaliador analise se o candidato conseguiu realizar uma organização de ideias que fosse adequada à proposta, coerente e com argumentos que sustentam o seu ponto de vista de forma consistente e fundamentada, ou seja, embasada em conhecimentos sólidos das diversas áreas do conhecimento. É aqui que o candidato pode/deve utilizar citações, dados estatísticos, alusões, comparações e contrastes, fatores relacionados à causa e consequência, enumeração, enfim; tudo que possa comprovar a sua tese.

4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto

Esta competência é mais relacionada à coesão textual, ou seja, à forma como o candidato articula os períodos e encadeia os parágrafos. Para tanto, é necessário um conhecimento prévio e sólido acerca dos conectivos em geral, como conjunções e elementos de ligação em geral.

5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos

Esta é uma competência reservada exclusivamente ao último parágrafo de sua redação, pois é nele que o candidato irá retomar as principais ideias do texto e apresentar uma proposta de intervenção para o problema discutido que respeite os direitos humanos.

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