desenho de uma adolescente, de óculos, segurando um caderno em sua mão direita, com a mão esquerda levantada, mostrando os cinco dedos, para indicar as 5 dicas do texto

5 dicas fundamentais para se preparar para o Enem 2023

Para se dar bem na prova do Enem, mais do que passar horas estudando, você precisa se organizar e definir o melhor método para conseguir otimizar seu tempo e ser mais eficaz. Você precisa pesquisar todos os assuntos que serão cobrados na prova, gerir bem o tempo e ter bastante foco, e nossas dicas podem te ajudar com isso.

Os assuntos cobrados no exame são os seguintes:

  • Linguagens,Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação

 

Como começar a estudar para o Enem 2023?
Agora que você sabe quais são os assuntos que estarão presentes na prova, estruture um planejamento para que consiga separar as etapas necessárias para estudar os conteúdos sem pressa, com dedicação e disciplina.


Separamos 5 dicas que vão te ajudar a se preparar para o Enem, veja abaixo:

1 – Identifique a melhor forma de estudos para você

Cada pessoa tem uma forma de aprendizagem. Há pessoas que aprendem mais assistindo video-aulas, outras ouvindo um podcast, outras lendo apostilas, e por aí.

Saber qual a forma que se adequa a você é muito importante para que você se organize e não gaste seu tempo estudando com ferramentas que não vão te levar a lugar nenhum.

2 –  Veja prazos, datas e edital do Enem

Acompanhe os prazos divulgados no Enem e monte um cronograma de estudos.
Ainda que o edital não tenha sido divulgado, você pode utilizar as datas da prova do último ano como referência e começar a se preparar desde então.

3 –  Defina quanto tempo você poderá dedicar ao estudo

Verifique quanto tempo falta para a inscrição e para a prova; distribua as matérias de acordo com o tempo que você tem. A partir disso, monte um cronograma de estudos com a quantidade de assuntos que você vai precisar estudar diariamente. Não esqueça de deixar alguns intervalos para que você faça outras atividades. 

Ter um momento de lazer também é bom para preparar a sua mente até o dia da prova.

Separar o tempo de estudo é muito importante, mas quase tão importante é a consistência. Não vai adiantar ficar horas estudando muito ou virar madrugadas com os livros se você funciona melhor de manhã, por exemplo.

Estabeleça um horário e organize as matérias de acordo com o seu tempo disponível.

É preciso conhecer como é o seu ritmo de estudo, os melhores horários para estudo e claro, encaixar na sua rotina caso você trabalhe, por exemplo.

4 – Defina o que é prioridade

Comece pelos assuntos que você não tem muita afinidade. 

Muitas vezes focamos mais nas disciplinas que gostamos e damos mais atenção a estas do que aquelas que pra você têm um certo grau de dificuldade. Isso pode te prejudicar caso o tempo que você tenha seja muito curto. Provavelmente, você não vai conseguir estudar os assuntos que você considera mais complexos e isso vai te prejudicar na prova.

Antes saber um pouco sobre cada um dos assuntos do que não saber absolutamente nada.

5 – Prepare um ambiente

Prepare um ambiente de estudos que permita tranquilidade, conforto e que te instigue a aprender mais. Afinal de contas, esse é o lugar onde você passará muitas horas de seu dia. Esse espaço precisa te ajudar a ter muita concentração, por isso ele precisa estar perfeitamente adequado para que você passe algumas horas nele e, por isso, que possa abrigar seus materiais de estudo.

Evite ficar com celular ou qualquer aparelho que possa tirar sua atenção. Nesse momento, você precisa estar totalmente concentrado(a).

Extra:  Tenha disciplina

Após todas essas dicas, a última é que você não precisa ter motivação todos os dias para estudar, mas você precisa ter Disciplina!

Siga o cronograma de estudos e saiba a importância que esse projeto tem na sua vida para te fornecer a motivação necessária para persistir e ter consistência na sua rotina.

Nem todos os dias serão fáceis, mas ainda assim cada dia de estudos é um passo a mais que você dará rumo ao seu objetivo.

E aí, o que achou das nossas dicas? Já sabe como começar a estudar para o Enem? Pronto para mandar ver no estudo e se preparar para a prova? Aproveite para ver outros artigos e ter acesso aos melhores conteúdos e se preparar para o Enem de forma rápida e eficiente

Seja Enem Game Prime

Já pensou em conseguir entrar na vaga do curso que você sempre quis ou então passar numa universidade pública?

Chegou a hora de você ter os melhores recursos e tirar notas altas no Enem e viver esse sonho.

Assine o Enem Game Prime e tenha muito mais recursos como videoaulas animadas, desafios, trilhas de aprendizagem, entre outros, por um preço especial.

Clique na imagem abaixo e saiba mais:

Conheça nosso jogo, o Enem Game.

Jogo multiplayer online de perguntas e respostas, onde você se prepara para o Enem de maneira mais rápida e divertida.

Leia também: